revista puc minas

Educação Acesso ao ensino de qualidade

Arthur Freitas diz que o desconto na PUC Minas deu a ele a oportunidade de estudar na Universidade, “que tem um impacto maior na sociedade”

Oportunidades de bolsas de estudo e financiamento na PUC Minas

Frequentar um curso superior com qualidade se torna mais acessível com as oportunidades de bolsas de estudo e de financiamento estudantil oferecidas pela PUC Minas. A mais recente novidade é o Programa Parceiros na Educação, no qual a Universidade abre novos convênios com a iniciativa privada, órgãos de classe e a administração pública, com o objetivo de oferecer, a esses funcionários e gestores, o ingresso em muitos cursos da Instituição na graduação presencial, na graduação a distância e na pós-graduação lato sensu, em condição especial de desconto corporativo. A partir da assinatura de contrato entre a PUC Minas e o parceiro conveniado, ou seja, a pessoa jurídica, é disponibilizada aos colaboradores e aos seus dependentes (cônjuge e filhos) bolsa de 20% de desconto sobre o valor das semestralidades dos cursos de graduação e de 15% nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e master) oferecidos pelo IEC PUC Minas e pela PUC Minas Virtual. A concessão do desconto está condicionada à prévia celebração do convênio, à aprovação em processo seletivo para ingresso na PUC Minas e à comprovação de beneficiário do desconto por parte do aluno.

Por meio de convênio entre a PUC Minas e a Drogaria Araújo, empresa onde trabalha em Belo Horizonte, Arthur Rovesse de Alencar Freitas começa a se beneficiar de desconto de 20% sobre a semestralidade do Curso de Nutrição, ministrado na Unidade Barreiro, em Belo Horizonte. Ele se transferiu de outra instituição de ensino superior na região e inicia o 3º período no turno da noite. Ele diz que o desconto na PUC Minas deu a ele a oportunidade de estudar na Universidade, “que tem um impacto maior na sociedade, e o Curso de Nutrição que tem uma qualidade maior” do que na instituição de ensino superior de origem dele.

A aproximação da Universidade ao mercado, proporcionando o ingresso de trabalhadores de empresas ao ensino na PUC Minas é um dos objetivos do Programa Parceiros na Educação, como destaca o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan) da Universidade, professor Carlos Barreto Ribas, ao lado do objetivo primeiro de facilitar o acesso ao ensino superior. “O desconto ajuda a pessoa a voltar a estudar ou a se manter estudando, aproximando as empresas e a Universidade”, diz.

No total, pelo menos 70 empresas, entidades e órgãos públicos já assinaram convênio com a Universidade. “Por causa da crise econômica no país, esse pode ser o diferencial para poder estudar na PUC Minas. Muitos têm vontade de estudar na Universidade e não têm condições”, observa a pró-reitora adjunta da Unidade Barreiro, professora Lucila Ishitani.

A Prefeitura Municipal de Contagem e a Câmara Municipal de Betim, na região metropolitana, por exemplo, também participam do Programa Parceiros na Educação, beneficiando os servidores públicos. “As bolsas acadêmicas são importantes recursos de apoio ao estudante. Este convênio é mais um incentivo PUC Minas para que sonhos e projetos acadêmicos sejam alcançados”, afirma o pró-reitor adjunto do Campus Betim, professor Eugenio Batista Leite.

Programa Especial de Bolsas

Foto-para-o-texto-Programa-Especial-de-Bolsas
Eliane Torres é formada em Ciências Contábeis pela PUC Minas e está cursando Enfermagem no Campus Coração Eucarístico

Já ex-alunos graduados na Universidade podem se inscrever para o Programa Especial de Bolsas, como portador de diploma de curso superior. Dentro do limite de vagas por curso/turno para o respectivo semestre, são concedidos 50% de bolsa no valor da semestralidade aos aprovados no processo seletivo para obtenção de novo título e que não apresentem débitos com a Universidade. Esse é o caso de Eliane do Nascimento Duarte Torres, de 42 anos. Formada em Ciências Contábeis no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas, ela está cursando o 2º período do Curso de Enfermagem, também no Campus, no turno da manhã. “Achei ótima a oportunidade, não teria como estudar se não fosse esse desconto”, opina.

E na nova oferta de vagas de cursos de graduação (vagas remanescentes), pessoas com no mínimo 35 anos de idade na data da matrícula podem concorrer a bolsas parciais, no valor de 50% da semestralidade, tendo sido classificadas no limite de bolsas concedidas por curso/turno.

Pós-graduação lato e stricto sensu

Para a pós-graduação lato sensu, alunos que concluíram graduação ou pós-graduação na PUC Minas podem receber os seguintes descontos: 30% de bolsa para recém-formados na graduação; e 15% de bolsa para ex-aluno que concluiu a graduação ou a pós-graduação.

Também são concedidas anualmente bolsas de estudo assistenciais nos Programas de Pós-graduação stricto sensu: duas para mestrado e uma para doutorado.

Parceiros na Pesquisa

Outro programa que a Universidade oferece, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg), é o Programa Parceiros na Pesquisa, que une a Universidade e as empresas com o objetivo de incentivar os empregados dessas organizações a ingressarem nos 29 cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado da Instituição, além da possibilidade de cada uma das empresas participantes alocar temas de pesquisa, inerentes ao negócio delas, para serem ali desenvolvidos.

 


Outras oportunidades

  • Para transferência externa, da graduação de outra IES para a PUC Minas, a Universidade oferece, dentro da disponibilidade de vagas, 50% de bolsa de estudo para pessoas a partir de 35 anos de idade.
  • Pais de alunos de graduação ou de ex-alunos de graduação da Universidade, ou que sejam aposentados ou pensionistas – que já possuam diploma de curso superior –, também podem se candidatar a bolsa de 50% para nova graduação.
  • Pessoas que atuam como colaboradores ou agentes das Pastorais Sociais, Congregações e Institutos ligados à Arquidiocese de Belo Horizonte, comprovado por carta de recomendação por pároco da Arquidiocese de BH, têm 50% de bolsa ao se matricular no Curso de Serviço Social.
  • Alunos ingressantes na graduação, incluindo superiores de tecnologia presenciais da PUC Minas, contam com o Financiamento Estudantil da Universidade, que permite ao estudante pagar, durante o curso, metade do valor das mensalidades, e a outra metade restante a partir do término do período regular da graduação.

Para informações: pucminas.br/pucparavoce e (31) 3319-4444.

Texto
Leandro Felicíssimo
Fotos
Raphael Calixto
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais