revista puc minas

Saúde Boca a boca

Foto-1-2
O professor Martinho Campolina e Flora Silberschneider, aluna do Curso de Jornalismo: difundindo conhecimento para a população

Odontologia produz conteúdos sobre saúde bucal

Produção de conteúdo educativo de qualidade para a população. É o que vem sendo realizado por professores do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Odontologia, com colaboração dos alunos de graduação e de pós-graduação, nos programas Boca a Boca: saúde bucal no seu dia a dia e Saber pra Quê?. O primeiro é produzido no formato para transmissão em rádios que se interessem pelo conteúdo, já o segundo é transmitido pela PUC TV Minas. Ambos podem ser acessados gratuitamente pela internet e possuem linguagem simples, objetiva e de fácil compreensão.

Por acreditar que rádios de pequeno porte, principalmente as comunitárias, apresentam uma carência de material educacional de qualidade em sua programação, o professor Martinho Campolina Rebello Horta, do Programa de Pós-graduação em Odontologia, teve a ideia de criar spots de rádio, com duração aproximada de três minutos, para disponibilização em rádios interessadas. “Buscamos unir essa carência de conteúdo à necessidade de difundir o conhecimento acerca da saúde bucal e dos questionamentos mais comuns da população”, disse o professor.

Dessa forma, desde o ano passado foram produzidas dez gravações, que já estão sendo transmitidas pela Rádio Comunitária DS FM, que fica no município de Dom Silvério, interior do Estado, e pela Rádio América, em Belo Horizonte. Segundo o professor, a ideia é criar dez spots por ano. De acordo com o radialista da DS FM Rogério Rebello Horta, o retorno da população foi muito positivo. “Muitas ligaram e elogiaram a iniciativa. Visto que somos uma rádio comunitária, acrescenta muito à nossa programação, pois prestamos serviços à sociedade, dando-lhes informação, que é o que o povo precisa. Tudo isso é útil para a população. Na medida em que forem sendo produzidos novos conteúdos, manteremos essa parceria”, avalia.

Entre os temas abordados está bruxismo, cárie, fatores de risco para o câncer de boca, hipersensibilidade dentária, entre outros. “A boca pode ser acometida por doenças com consequências importantes para a saúde do indivíduo. Muitas delas podem ser prevenidas ou detectadas precocemente quando a população tem acesso à informação de qualidade”, explica o professor.

A adequação do conteúdo ao formato radiofônico e a parte técnica da gravação são realizadas pelo Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade, supervisionados pela coordenadora do espaço, professora Iara Cordeiro de Melo Franco. A locução é realizada por alunos do Curso de Jornalismo, professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia e alunos da graduação e da pós-graduação em Odontologia.

Saber pra Quê?

A divulgação de conteúdo educacional para a sociedade pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade já é conhecida. Desde 2013, em parceria com a PUC TV Minas, foi criado o interprograma Saber pra Quê?. Os vídeos, de curta duração, são produzidos pelos estagiários da emissora universitária e contam com a participação dos professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia. Exibidos durante os intervalos da programação da PUC TV Minas, TV Horizonte e Canal Futura, o conteúdo é uma prestação de serviço para a comunidade. A ideia surgiu por meio de sugestão do professor do Programa Dauro Douglas Oliveira, com conteúdo exclusivo da área, porém, atualmente, são abordados temas diversos de interesse da população.

Até o momento, já foram exibidos 16 vídeos na área da Odontologia, entre eles sobre aparelho dental, dor de dente, mau hálito, ferida na boca, sangramento na gengiva e clareamento dental. Um deles, sobre o uso da chupeta em bebês, conta com mais de 13 mil visualizações na página do Programa de Pós-graduação em Odontologia no Facebook. Outros vídeos também possuem números expressivos de acesso.

 

Onde acessar os conteúdos

Texto
Tereza Xavier
Foto
Acervo Pessoal
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais