revista puc minas

Física Ciência ao alcance de todos

IMG_0297
O aluno Ricardo Rocha, do Curso de Física, recebeu menção honrosa pelo Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2014

Reconhecido internacionalmente, Circo da Física promove  aprendizado de forma lúdica

Colocar o conhecimento ao alcance da sociedade é um dos objetivos da PUC Minas, e o desenvolvimento de projetos didáticos é um dos meios de alcançar essa meta de maneira inovadora. Um exemplo de sucesso é o Circo da Física, desenvolvido pelo Curso de Física desde 2003, tendo hoje reconhecimento internacional.

Após a elogiada apresentação de seu artigo Circo da Física: experimentos lúdicos para despertar o interesse pela Física, sobre o projeto, no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), realizado na cidade de Vila Real, em Portugal, o aluno Ricardo Florêncio Rocha, do Curso de Física, recebeu menção honrosa pelo prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2014, na categoria Estudante. “Quando voltei ao Brasil, vi que o tema do prêmio Mercosul abordava a popularização da ciência e resolvi inscrever meu trabalho no concurso, já que o Circo leva o conteúdo de forma lúdica à população”, conta o estudante do 6º período da graduação. Orientado pelos professores Flávio de Jesus Resende, chefe do Departamento de Física e Química, e pela professora Vânia Aguiar Moura, do Curso de Física, o estudante descreveu o projeto e ganhou, junto à Universidade, o reconhecimento de diversos pesquisadores da área. “Este trabalho é realizado desde 2003, no entanto, só agora, devido à repercussão do prêmio, pudemos observar a notoriedade do que vem sendo feito na Universidade”, observa a professora Vânia Moura.

Com mais de 12 anos de história, o Circo da Física já passou por mais de 250 escolas, chegando a mais de 80 crianças em cada apresentação, em que são mostrados os principais fenômenos da Física. “Nós também já apresentamos em locais públicos, como a rodoviária de Belo Horizonte, Parque Municipal, e recentemente fomos à cidade de Capela Nova de Minas, onde mais de 200 pessoas acompanharam nossa apresentação. É emocionante ver como as pessoas se interessam pelos fenômenos que apresentamos por meio dos experimentos”, anima-se Vânia.

Criado com o intuito de incentivar os alunos da licenciatura, o circo é composto por experimentos que demonstram os princípios da física, promovendo o aprendizado de maneira lúdica. “As atrações do circo são elaboradas pelos estagiários do laboratório do curso, e elas despertam a atenção de quem nos assiste”, conta o professor Flávio de Jesus Resende.

Idealizado pela professora Maria Letícia Myhrra, já falecida, o projeto já atraiu muitos estudantes para o Curso de Física na Universidade. Além de Ricardo Alves, que considerou o projeto um fator definitivo para estudar na PUC Minas, outros alunos também foram motivados pela atividade extracurricular. Um exemplo é a aluna egressa Thayse Menezes, que se formou em junho de 2015. “Quando eu estava no ensino médio, em 2009, o Curso de Física foi até a escola em que eu estudava e as atividades me interessaram muito. Mas o fator definitivo foi o termômetro de Galileu (experimento que consiste em uma lâmpada aquecida pela mão, medindo a dilatação do ar com o calor). Assim que vi a experiência, falei para o meu professor: ‘caramba, quero isso para minha vida!’”, relata Thayse.

Texto
Lídia Lima
Foto
Marcos Figueiredo
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais