revista puc minas

Diálogos Comunicação a serviço de uma cultura de justiça e paz

"Que a comunicação, seja ela presencial ou virtual, contribua para que sejamos melhores cidadãos"

Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Esta edição da Revista PUC Minas que o leitor tem em mãos – seja na versão on-line ou impressa – materializa uma das importantes contribuições que a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais busca dar para a produção e circulação do conhecimento. E não é à toa que, ao discutir a reconfiguração global dos novos processos comunicacionais, a Revista PUC Minas se detenha, destacadamente, no viés processual da comunicação.

Certamente, compreender as pulsantes alterações experimentadas no campo tecnológico e mercadológico impostas pela comunicação em rede faz-se imprescindível e urgente. Mas tão ou mais importante é colocarmo-nos atentos a um permanente diagnóstico em termos de como a sociedade tem alterado seus padrões de sociabilidade, de reconfiguração de suas experiências das dimensões espaço-tempo e, mais ainda, como tantas pequenas grandes revoluções têm substancialmente impactado o que denominamos de humano – aquilo que nos distingue como seres de cultura, de inteligência, de amor, de solidariedade e de fé.

Vários estudiosos e pesquisadores têm sinalizado que os redimensionados padrões e circunstâncias da comunicação digital não exatamente têm inaugurado novos comportamentos e práticas sociais, mas os têm intensificado e agudizado a extremos nunca antes observados. Pois, entre outros, este nos parece um grande desafio da contemporaneidade: não ceder à ilusória, cruel e de efeitos imprevisíveis descolagem da vida cotidiana presencial, com suas alegrias, desafios e desconfortos, para a dimensão sedutora das redes.

Que, mais que conexões, efetivamente experimentemos a comunhão. Que a comunicação, seja ela presencial ou virtual, contribua para que sejamos melhores cidadãos – empenhados em experimentar uma verdadeira cultura de justiça e de paz.

Texto
Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais