revista puc minas

Ciências da Religião Fenômeno religioso como foco de estudos

foto-1-47
O professor Roberlei destaca que o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião tem uma longa trajetória de pesquisas sobre o fenômeno religioso

“O fenômeno religioso e o ser humano sempre me cativaram, assim como a tarefa de pesquisa, que acredito ser uma contribuição oportuna e benéfica para a humanidade”

Claudia Ritz, doutoranda do Programa em Ciências da Religião

A busca pela investigação científica do fenômeno religioso está enraizada no percurso de produção de conhecimento da PUC Minas. Com o objetivo de abrigar pesquisas sobre a questão da religião nas esferas social, cultural, histórica, política e psicológica, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR) foi criado e fomenta, há 10 anos, esse importante campo de estudos.

Claudia Ritz formou-se bacharel em Direito em 2008, mas sua paixão pelo fenômeno religioso a fez voltar para a PUC Minas para fazer mestrado em Ciências da Religião e, hoje, é doutoranda do Programa. “O fenômeno religioso e o ser humano sempre me cativaram, assim como a tarefa de pesquisa, que acredito ser uma contribuição oportuna e benéfica para a humanidade”, conta.

Com linhas de pesquisa que contemplam pluralismo religioso; religião e contemporaneidade; e religião, política e educação, o Programa já formou mais de 140 mestres e doutores desde sua implantação.

De acordo com Roberlei Panasiewicz, chefe do Departamento de Ciências da Religião e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, a PUC Minas tem uma longa trajetória de pesquisas sobre o tema do fenômeno religioso. “Destaco a disciplina de Cultura Religiosa, que perpassa por todos os cursos de graduação da Universidade; o início do curso de especialização em Ensino Religioso, no ano de 1995; e o início do aprofundamento em Ensino Religioso, no Curso de Pedagogia, em 1996”, conta.

Ainda de acordo com o professor, o interesse pela investigação científica sobre o fenômeno religioso foi tomando tal forma que culminou, nos anos de 2005 a 2007, na construção do projeto de mestrado. “O Mestrado em Ciências da Religião começou suas atividades em 2008 e, depois de sua consolidação, obteve a nota 4 no processo de avaliação da Capes, que reconheceu as atividades do Doutorado em 2016”, pontua Roberlei.

Os projetos de pesquisa do Programa abrangem estudos sobre pluralismo e diálogo inter-religioso; místicas; fundamentalismos e hermenêutica; diferentes formas de linguagem e literatura religiosa; religião e contemporaneidade; epistemologia das Ciências da Religião; ethos contemporâneo e seus reflexos sobre fenômenos religiosos; religião, política, educação e espaço público; ensino religioso; juventude e teologia da libertação.

Para Claudia, o PPGCR é um espaço propício para o cultivo do diálogo fundado no respeito à liberdade e à dignidade humana expressa no outro, independentemente de quem seja ou de qual a sua crença. “Há um ambiente muito favorável e agradável entre docentes, discentes e funcionários. Vejo no Programa e na Universidade o comprometimento com um ensino de excelência e com o ser humano e isso para mim é fundamental. Estudamos os fenômenos religiosos, mas também os aspectos sociais, políticos, normativos e humanos que dialogam entre si e, por isso, meus objetivos acadêmicos estão sendo alcançados”, declara.

Religare: conhecimento e religião

“O Religare tem como objetivo discutir os variados aspectos do fenômeno religioso e suas implicações na vida social e pessoal. É um canal de difusão científico-acadêmico de pesquisas em Teologia e Ciências da Religião”

Professor Flávio Senra

Único no gênero na TV brasileira, o programa Religare: conhecimento e religião é um projeto de extensão da Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas, que começou a ser exibido em 15 de agosto de 2005, na TV Horizonte – emissora de cunho educativo e religioso pertencente à Arquidiocese de Belo Horizonte.

Coordenado, editado e apresentado pelo professor Flávio Senra, o programa tem o formato de entrevistas e é exibido semanalmente. “O Religare tem como objetivo discutir os variados aspectos do fenômeno religioso e suas implicações na vida social e pessoal. É um canal de difusão científico-acadêmico de pesquisas em Teologia e Ciências da Religião, além de ser um espaço de diálogo sobre a diversidade religiosa”, explica o professor Flávio Senra.

Alunos, egressos, professores e convidados propiciam ao telespectador uma visão atual de vários temas da cultura religiosa contemporânea. “O programa é importante por esse papel de levar o debate sobre o fenômeno religioso para a sociedade em uma perspectiva aberta e plural”, afirma o professor.

Com caráter educativo, o programa, em seus mais de 13 anos de existência, realizou cerca de 600 entrevistas, que podem ser acessadas em tvhorizonte.com.br/religare.

 

Saiba mais

  1. O processo seletivo para o Programa é semestral, com inscrições entre os meses de maio e junho, no primeiro semestre, e de setembro a novembro, para o segundo semestre.
  2. Para disciplinas isoladas, o processo de inscrição acontece nos meses de fevereiro e julho.
Texto
Rafaela Rodrigues
Foto
Raphael Calixto
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais