revista puc minas
Arduino Bolívar (de pé, à esq.) e família

O suave humanista

Personagem importante na história de criação da PUC Minas, Arduino Bolivar nasceu em Viçosa (MG) em 1873 e faleceu em Belo Horizonte, em 1952. Bacharel em Direito, foi promotor de justiça e juiz em comarcas da zona da mata mineira.

Um dos fundadores da Academia Mineira de Letras (1909), transferiu-se para Belo Horizonte em 1914, onde passou a ocupar funções burocráticas na administração pública estadual. Seu renome, no entanto, aconteceu pelo exercício do magistério, tanto em colégios, como no ensino superior. Em 1942, foi um fundadores da antiga Faculdade de Filosofia da então Universidade de Minas Gerais, incumbindo-se da cátedra de Literatura Latina. No ano seguinte, participa da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria, unidade embrionária da Universidade Católica de Minas Gerais, em 1958. Nessa instituição lecionou até poucos meses antes de seu falecimento.

Personalidade multifacetada, tem seu nome associado aos escritores modernistas belo-horizontinos, embora não fosse um deles. Esse convívio se explica pelo fato de sua casa ter sido sempre local de realização de saraus e de encontros de intelectuais locais ou em visita à capital mineira.

Além de professor e servidor público, Arduino Bolivar destacou-se como exímio tradutor em, pelo menos, sete línguas e como bibliófilo. Seus atributos intelectuais foram realçados por Carlos Drummond de Andrade, seu aluno de Latim no Colégio Arnaldo e um dos mais frequentes interlocutores, ao dedicar-lhe o poema O suave humanista.

O acervo documental de Arduino Bolivar, por doação de seus herdeiros, está custodiado e franqueado à consulta no Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas.

Página sob a responsabilidade do professor Caio Boschi, diretor do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas. Além de viabilizar o aprofundamento da pesquisa histórica, entre outras atividades, o Centro acumula um significativo acervo sobre a memória da Universidade.
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais