revista puc minas

A PUC Minas na Praça da Liberdade

IMG_0343

A PUC Minas inaugurou uma nova unidade na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, que passa a funcionar a partir do início de 2016. A unidade, que oferecerá o novo curso de Engenharia de Software, no turno da noite, abrigará as seguintes opções de graduação: Publicidade e Propaganda (manhã), Engenharia Civil (manhã), Engenharia de Produção (noite), Engenharia Mecânica (manhã e noite), Medicina Veterinária (integral), Tecnologia em Jogos Digitais (tarde) e Relações Internacionais (tarde). A nova unidade, que funcionará em seis prédios, continuará oferecendo os cursos de Administração e Direito, já ministrados na Praça da Liberdade. 

Desenvolvimento de combustíveis

Um espaço que visa o desenvolvimento de combustíveis convencionais e alternativos e de sistemas e componentes de motores de combustão interna para menor emissão de poluentes, menor consumo de combustível e maior eficiência energética. Trata-se do Centro de Pesquisa de Motores, Emissões e Combustíveis (Cpmec), que deverá ser inaugurado em fevereiro de 2016, no campus Coração Eucarístico.  Financiado pela Petrobras, Vale, Cemig e Fapemig e com uma contrapartida da Universidade, o centro conta com três salas de testes de desempenho e emissões de poluentes para motores pesados, médios e leves, além de laboratório de análise de combustíveis, banco de fluxo e laboratório de simulação numérica avançada.

“A vocação do Cpmec é ser um centro de excelência internacional, aberto aos alunos de todos os cursos de engenharia da Universidade, possibilitando o acesso ao conhecimento e à tecnologia de ponta, abrindo as portas do mercado de trabalho para nossos estudantes a partir da experiência que terão a oportunidade de adquirir”, afirma o professor José Ricardo Sodré, diretor do centro. 

IMG_9930

Um pedaço da Síria em solo brasileiro

Com a guerra civil na Síria, iniciada em 2011, muitas vítimas da violência buscaram abrigo em outros países para se proteger dos ataques do autointitulado Estado Islâmico. O estudante Gaby Meshrki, ou Gabriel, como é chamado entre os brasileiros, veio com a mãe e o irmão para o Brasil, onde vivem alguns parentes há mais de 60 anos, em busca de melhores condições de vida. 

Aos 27 anos, o sírio, que fala português fluentemente, está fazendo, na PUC Minas, o Curso de Economia que iniciou na Síria. “A Universidade aceitou meu currículo e me oferece uma grade de disciplinas que me dá a possibilidade de trabalhar no turno da tarde para arcar com as minhas despesas e de minha família”, conta Gaby.

 O aluno, que trabalha em uma empresa no ramo de turismo, está no Brasil há dois anos e meio e deve receber em breve seu visto permanente. 

12º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

IMG_0228

Com trabalho sobre a pesquisa Culturas Urbanas: georreferenciamento e análise cultural de grupos juvenis em sua relação com a escola e com a cidade de Belo Horizonte/MG, coordenada pela professora Sandra Pereira Tosta, do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação, a estudante Jamine Patrícia Guedes Miranda, do Curso de História e bolsista na pesquisa, ganhou o 1º lugar na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica, do 12º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. A estudante concorreu com bolsistas de todo o País nessas áreas. 

A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu em julho de 2015, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP).

Projeto #VempraPUC

Escolas de ensinos infantil, fundamental e médio, públicas ou privadas, podem complementar o currículo de atividades físicas para seus alunos, dentro do projeto #Vem praPUC, desenvolvido no Complexo Esportivo da Universidade, localizado no campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Com investimento de R$ 15,90 a R$ 18,90 por aluno, a escola interessada poderá usufruir, numa manhã ou numa tarde, de atividades a serem escolhidas de acordo com as necessidades pedagógicas, dentre os temas e oficinas: jogos e brincadeiras (gincanas, brincadeiras em geral, jogos de mesa e de tabuleiro, jogos de cooperação); circo (trapézio, acrobacias, tecido, malabarismo e equilibrismo); esportes olímpicos; diferenciadas (capoeira, danças, bocha, entre outras); e futebol (campo, futebol de botão, pregobol, futsal e pebolim). As atividades são desenvolvidas por equipe de profissionais de Educação Física da PUC Minas.

Até o fim deste ano, serão 40 escolas atendidas e cerca de 7 mil estudantes participantes. 

Contato: e-mail pesporte@pucminas.br ou telefone (31) 3319-4325. 

PUC Aberta Licenciaturas

IMG_9700

Para incentivar a formação de novos professores do ensino fundamental e médio, a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e dos cursos de licenciatura, e com apoio da Secretaria de Comunicação da Universidade, iniciou neste semestre a realização do PUC Aberta Licenciaturas. Inspirado no maior programa de relacionamento da Universidade, o PUC Aberta, o novo evento reúne alunos de escolas públicas localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte para conhecerem mais sobre as licenciaturas, a profissão de professor e as opções de curso oferecidas pela Universidade. 

O encontro é organizado por alunos das licenciaturas da PUC Minas que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) nas escolas públicas escolhidas e são responsáveis por toda a intermediação entre a instituição participante do evento e a Universidade. 

A expectativa é que seja realizada uma edição do novo programa de relacionamento a cada ano. Na primeira edição, cerca de 300 alunos participaram das atividades, que incluíram oficinas, palestras, depoimentos de alunos das licenciaturas e visita ao Museu e ao Complexo Esportivo.

Fotos
Marcos Figueiredo
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais