revista puc minas

Empreendedorismo em Bento Rodrigues

1
Os alunos conheceram o local atingido e a área designada para a construção do novo distrito

Um grupo de alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Turismo da Universidade está desenvolvendo iniciativas de empreendedorismo para o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido em 2015 pelos rejeitos de mineração da barragem de Fundão.

Orientados pelo professor Edmundo Novaes, coordenador do Curso de Turismo, os estudantes ouviram o testemunho de jornalistas que produziram reportagens e acompanharam os desdobramentos do desastre ambiental e, com o apoio da Fundação Renova (uma das responsáveis pelo projeto de reconstrução do vilarejo), conheceram o local atingido, a área designada para construção do Novo Bento Rodrigues e também participaram de encontro com a comunidade afetada pelo desastre ambiental.

Ao final deste semestre, os alunos irão apresentar as propostas de projeto para a comunidade e para os parceiros da iniciativa.

 

Novos laboratórios no Ipuc

foto-2-182
O dinamômetro é um dos equipamentos essenciais para a realização de pesquisas no CPMEC

O investimento no campo da pesquisa é uma ação permanente da PUC Minas, que vem gerando bons resultados. Neste semestre, serão inaugurados dois importantes laboratórios para os cursos de Engenharia: o Centro de Pesquisa em Motores, Emissões e Combustíveis (CPMEC) e o Centro de Excelência em Simulação Dinâmica e Segurança Ativa de Veículos, ambos no Campus Coração Eucarístico.

Construído a partir de recursos provenientes da Petrobras, Vale, Fapemig e Cemig, organizações parceiras da PUC Minas, além da contrapartida concedida pela Universidade, o CPMEC conta com equipamentos de ponta como dinamômetros para testes com motores, qualificando o centro para se tornar referência na área.

Já o Centro de Excelência em Simulação Dinâmica e Segurança Ativa de Veículos foi feito a partir de um acordo de cooperação entre a PUC Minas e a FCA Fiat, com o objetivo de incentivar o ensino e a pesquisa, trabalhando o desenvolvimento de dinâmica veicular; a modelagem numérica e desenvolvimento de subsistemas de veículo; a análise do comportamento do condutor; a análise de acidentes e educação dos condutores. As frentes de pesquisa e desenvolvimento do Centro incentivam também a competitividade dos produtos brasileiros, colaborando com o crescimento econômico do país.

 

Processo seletivo contínuo

O vestibular da PUC Minas para o segundo semestre, tradicionalmente realizado em junho, passou por mudanças e deu lugar ao processo seletivo contínuo, que pode ser realizado por meio de prova (redação) ou pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade está recebendo inscrições para as vagas remanescentes dos cursos de graduação, graduação tecnológica e graduação a distância. “O processo atual é complementar ao processo seletivo tradicional, de forma que o vestibular realizado em novembro de 2016 é válido para todo o ano de 2017, primeiro e segundo semestres. O processo permite a disponibilização das vagas para o segundo semestre que não foram ocupadas no do fim do ano”, esclarece o professor Félix de Araújo Souza, membro da Comissão Técnica do Processo Seletivo. As vagas são referentes aos cursos em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, São Gabriel e Praça da Liberdade), região metropolitana (Betim e Contagem) e interior do Estado (Arcos, Poços, Serro e Uberlândia). Esse processo substitui o vestibular da Universidade realizado no meio do ano. As inscrições devem ser feitas pela internet no pucminas.br. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital, disponível no pucminas.br, ou pelo telefone (31) 3319-4444.

 

Green recebe certificado de acreditação do Inmetro

2
Coordenada pela professora Antônia Diniz, a equipe do Green é responsável por realizar testes em coletores solares

O Grupo de Estudos em Energia (Green) recebeu, no início do semestre, a acreditação para realização de testes em coletores solares e reservatórios térmicos. O selo, conferido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), representante brasileiro do instituto internacional de metrologia, é exigido a todos os laboratórios de medição para garantir a confiabilidade dos testes e a validade em todo o mundo, de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 de acreditação de laboratórios.

Com o selo do Inmetro, o Green pode participar do Programa de Avaliação de Conformidade, importante para o desenvolvimento industrial e para a proteção do consumidor. O certificado deve ser renovado a cada dois anos.

O Green é laboratório referência no cenário nacional de pesquisas em energia solar e representa uma visão estratégica da PUC Minas sobre a importância da energia renovável na sociedade. Devido à relevante contribuição de sua equipe ao desenvolvimento e divulgação da energia solar no país, o laboratório passou a integrar uma rede de centros de referência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

 

Desafio Universitário: aluna premiada

1

A aluna Tamiris Ribeiro Narciso, do 10º período do Curso de Engenharia Civil do Campus Coração Eucarístico, obteve o 2º lugar geral no Concurso Nacional de Artigos de Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Sebrae em 2016. Seu artigo Inovação e Empreendedorismo na Engenharia: a Importância do Desenvolvimento e uso de Novas Tecnologias nas Construções foi elaborado como parte das avaliações da disciplina Tópicos Especiais em Edificações, ministrada pelo professor Carlos Antônio Camargos d’Ávila.

 

Visitantes da ESCP no MIC PUC Minas

O Microsoft Innovation Center, MIC PUC Minas, na Unidade São Gabriel, recebeu neste semestre um grupo de estudantes franceses da ESCP, uma escola de comércio europeia com campi em Paris, Londres, Berlim, Madri e Torino. Os estudantes estão percorrendo Ásia, América do Sul e África, a fim de conhecer o funcionamento dos ecossistemas emergentes.

No Brasil, além de Belo Horizonte, os estudantes visitam São Paulo e Porto Alegre. Na ocasião, o professor Sandro Jerônimo de Almeida, coordenador do MIC, apresentou os projetos desenvolvidos pelo centro, com destaque às participações na Imagine Cup.

Fotos
1Acervo Pessoal
2Raphael Calixto
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais