revista puc minas

Usina de biodiesel

2

Uma Usina Modular de Produção de Biodiesel, em comodato pela Fiat Automóveis, foi instalada neste semestre no Laboratório de Biodiesel do prédio 9 do Campus Coração Eucarístico, destinada à pesquisa e extensão. Um dos projetos será a produção do combustível a partir do óleo de soja utilizado na fritura de alimentos, dentro do programa Óleo Vivo. O programa tem o intuito de conscientizar a comunidade acadêmica e o seu entorno para a coleta e reciclagem do material, além de armazenar de forma correta e destinar à produção de biodiesel.

A usina modular, que tem capacidade de produção de 50 litros, trabalhará em conjunto com outra usina de biodiesel didática e de simulação industrial, de capacidade de cinco litros, já instalada nos laboratórios da PUC Minas. A usina modular permitirá, entre outras funções, a produção para a realização de testes em motores, que consomem grande volume de combustíveis. O biodiesel produzido também poderá ser utilizado no abastecimento de veículos da Universidade.

Além de propor a implantação do programa Óleo Vivo e o uso do combustível para benefícios da Instituição, planeja-se também desenvolver pesquisas multidisciplinares abrangendo os cursos do Instituto Politécnico (Ipuc), como explicam os professores Marcela Rabelo Menezes, membro do colegiado do Curso Engenharia Química, e Flávio Maurício de Souza, membro do colegiado do Curso de Curso de Engenharia de Controle e Automação.

Plantão psicológico no Campus Betim

O Núcleo de Referência em Psicologia (Nupsi) do Campus Betim iniciou, a partir deste semestre, o Plantão Psicológico, cujo objetivo é proporcionar atendimento de urgência subjetiva, ou seja, uma escuta e um acolhimento à pessoa em um momento de crise ou dificuldades emocionais, que não exige agendamento prévio. O projeto é pioneiro na PUC Minas.

O núcleo compõe uma clínica-escola, cujo objetivo é atender à população do município de Betim e municípios vizinhos, com o intuito de favorecer, de forma ampliada, a saúde mental da população. Além do plantão, o atendimento convencional, mediante cadastro e agendamento, também é oferecido pelo Nupsi, como em todas as outras unidades e campi da Universidade que oferecem o Curso de Psicologia.

Somente no segundo semestre de 2017, foram realizados, no Nupsi, 978 atendimentos a 140 pacientes.

Nesse mesmo período, em todos os campi e unidades foram 7.394 atendimentos.

O Nupsi fica no 3º andar do prédio 12 da PUC Minas Betim. Mais informações: (31) 3539-6832 ou 3539-6833.

Aluna no Fórum Urbano Mundial

1

A estudante Laís Gama Bacci Acunha, do 7º período do Curso de Relações Internacionais, apresentou, na Malásia, junto com delegação brasileira de sete integrantes, pesquisa que trata da implementação de nova agenda urbana pelas organizações da sociedade civil nos grandes centros, utilizando Belo Horizonte como referência. O Fórum Urbano Mundial (World Urban Forum) aconteceu em Kuala Lumpur, em fevereiro, e é uma ferramenta para alcançar a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelos líderes mundiais em setembro de 2015, em Nova York.

Laís foi selecionada para o evento a partir de artigo de sua autoria, sobre a Agenda 2030 e as maiores dificuldades de sua implementação.

PUC Minas sedia o XXVII Encontro da Compós

A PUC Minas sediará o XXVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós), de 5 a 8 de junho de 2018. Este ano o evento registrou um recorde no número de trabalhos inscritos: 540, havendo crescimento da quantidade em todos os segmentos da área de comunicação. Outra novidade é o processo de reclivagem dos grupos de trabalho, que devem aumentar de 17 para 20 grupos. A relação dos trabalhos aprovados está disponível no site compos.org.br.

Sociedade civil sem fins lucrativos, a Compós congrega associados dos Programas de Pós-graduação em Comunicação em nível de mestrado e/ou doutorado de instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil. Tem como objetivos principais o fortalecimento e qualificação crescentes da pós-graduação em comunicação no país; a integração e intercâmbio entre os Programas existentes, bem como o apoio à implantação de novos; o diálogo com instituições afins nacionais e internacionais; o estímulo à participação da comunidade acadêmica em Comunicação nas políticas do país para a área, defendendo o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento teórico, cultural, científico e tecnológico neste campo.

Conecte-se!

Neste ano, a Proex lançou o primeiro número da Conecte-se! – Revista Interdisciplinar de Extensão, da PUC Minas. Com periodicidade semestral, a Conecte-se! é uma publicação eletrônica da Pró-Reitoria de Extensão (periódicos.pucminas.br). A revista tem por missão publicar dossiês que contenham artigos científicos, relatórios e ensaios inéditos e de reconhecida qualidade acadêmica, entrevistas de interesse dos que atuam com a extensão universitária no Brasil e no exterior, em interface com o ensino e a pesquisa, além de resenhas de obras recentemente publicadas, produzidas por pesquisadores nacionais e estrangeiros, preferencialmente voltadas para o tema da extensão universitária. São aceitos artigos escritos em português, inglês, francês e espanhol.

Inovação

A partir deste ano, a PUC Minas Uberlândia é parceira do Grupo Algar por meio do projeto Algar Tech Innovation Lab. A iniciativa tem o objetivo de promover ações relacionadas à inovação tecnológica e de negócios. O programa foi criado para ser uma referência para empreendedores e pesquisadores, identificar oportunidades de novos negócios e soluções inovadoras. Tem, ainda, o intuito de promover a conexão entre as empresas do Grupo Algar com agentes de inovação nacional e internacional, sendo um espaço para tratar de novos projetos, além se ser dedicado à geração e validação de novas ideias e soluções de problemas.

Troca de ideias e solidariedade

3
Lídia, Lara e Vânia: resultado positivo do Trocando Ideias

Gerar conhecimento e criar um ambiente de solidariedade e ajuda ao próximo é a intenção do projeto Trocando Ideias, realizado pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, em Sete Lagoas. Criado há dois anos, o projeto promove palestras de interesse público, tendo arrecadado no período mais de 1,3 mil kg de alimentos não perecíveis. “Mobilizamos a comunidade interessada nos temas atuais e oportunos das palestras. Nosso objetivo é levar conhecimento e incentivar a doação de alimentos a quem necessita”, conta a professora Ronise de Magalhães Figueiredo, coordenadora do IEC na cidade.

Os alimentos doados pelos participantes são entregues ao Grupo Mão Amiga, uma associação beneficente de Sete Lagoas que arrecada alimentos e promove atividades de inclusão social na cidade. “Preparamos refeições com os alimentos que recebemos da PUC Minas e distribuímos aos necessitados que aguardam atendimento na rede pública de saúde durante as noites”, diz Vânia Machado da Silva, presidente do Grupo.

Lara Lobato, advogada e moradora de Sete Lagoas, já participou das palestras. Para ela, que trabalha no terceiro setor, as atividades do Trocando Ideias são boas oportunidades. “A doação dos alimentos é uma consequência positiva dessa busca por mais conhecimento. Recomendo a todos”, diz.

Lídia Norberta de Souza, ex-aluna da PUC Minas, também participa das palestras e contribuiu com as doações. “Acredito que o projeto é uma oportunidade rica de aproximação entre a comunidade e a Universidade. Fazer o bem para o outro é vivenciar a necessidade que um tem do outro na sociedade”, afirma.

Parceria duradoura com a VLI

Já são mais de 600 profissionais especialistas formados pela pós-graduação lato sensu da PUC Minas em parceria com a VLI, empresa que oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais em diversos estados do Brasil. Neste semestre, a parceria completou 18 anos com a oferta dos cursos de pós-graduação em Engenharia Ferroviária e em Engenharia de Portos e Terminais feitos especialmente para os 46 colaboradores selecionados pela empresa para participarem dos cursos, entre funcionários de carreira e recém-chegados. O professor da PUC Minas que está à frente da parceria, José Heleno Ferracioli Nunes, destaca o conhecimento que é produzido na sala de aula e levado para a empresa. “Os trabalhos produzidos pelos alunos geram ganhos enormes para a empresa. É uma troca de conhecimento de grande importância”.

Os cursos in company são fruto de parcerias entre a PUC Minas e as empresas que desejam ofertar programas de educação continuada para seus funcionários.

Hangar em funcionamento

4

A primeira etapa de construção do hangar do Curso de Engenharia Aeronáutica na Unidade São Gabriel, composta pelo laboratório de aerodinâmica e pela aeronave LearJet, já está finalizada e o espaço pronto para ser utilizado já no próximo semestre. A segunda etapa de obras prevê a instalação dos laboratórios de estruturas, compósitos, propulsão e aviônica, com previsão de entrega em 2019.

Em agosto estará concluída a atualização da plataforma PLM Essentials, desenvolvida pela Dassault Systemes, e utilizada pelas principais empresas da indústria aeronáutica no mundo. A plataforma é a segunda etapa de implantação da Engenharia 4.0 no curso, que é a mais nova filosofia de desenvolvimento e produção adotada pela indústria.

Registros narrativos da Psicologia

O Curso de Psicologia disponibilizou para download no site do curso saogabriel.pucminas.br/psicologia o livro Histórias de quem passou por aqui…, organizado pelos professores Betânia Diniz Gonçalves, Bianca Ferreira Rocha, Bruno Márcio de Castro Reis, Carlos Eduardo Carrusca Vieira e Vilmar Pereira de Oliveira. A obra reúne registros narrativos de psicólogos graduados desde a primeira turma até a última formatura do ano de 2013 e, desta forma, expõe uma série de trabalhos, intervenções, ideias e projetos realizados pelo curso, os quais expressam a consolidação dessa graduação e a diversidade dos psicólogos formados na Unidade.

Green atua em usina híbrida

A PUC Minas, por meio do Grupo de Estudos em Energia (Green), participa do projeto de instalação de painéis fotovoltaicos flutuantes em cima do espelho de água do reservatório no município de Grão Mogol, Norte de Minas Gerais. Os painéis flutuantes serão instalados no espelho de uma pequena central hidrelétrica já existente, permitindo a geração de energia de diferentes fontes. A usina híbrida será instalada em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens. O local foi escolhido por apresentar, de acordo com o estudo Atlas Solarimétrico de Minas Gerais, o melhor potencial para a geração de energia solar do estado.

O projeto é desenvolvido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com a participação das subsidiárias, Axxiom Soluções Tecnológicas e Efficientia S.A. A PUC Minas fará, juntamente com as subsidiárias da Cemig, a instalação das células fotovoltaicas e o controle das fontes de energia.

Fotos
1Acervo Pessoal
2Raphael Calixto
3Pryscilla Barbosa/ Grupo Mão Amiga
4Emilly Marques
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais