revista puc minas

Publicação Revista PUC Minas

Dez anos mostrando o rico cotidiano da vida acadêmica

Oferecer a seus diferentes públicos informações mais aprofundadas sobre os programas, ações e projetos da Universidade em suas diferentes áreas, além de contribuir para a reflexão sobre os complexos temas presentes na sociedade contemporânea. Esses são alguns dos objetivos da Revista PUC Minas que, em sua 20ª edição, completa neste ano uma década de existência. Nesse período, o rico cotidiano da vida acadêmica, com seus variados projetos de pesquisa, ensino e extensão, e importantes eventos constitutivos da história do nosso tempo foram registrados em suas páginas e em sua versão eletrônica, que agora ganham um novo projeto gráfico.

Criada para suceder o Jornal PUC Minas, que por quase 30 anos levou aos alunos, funcionários, professores e comunidade externa as notícias sobre a Instituição, a revista vem trazendo nestes dez anos, de modo mais aprofundado, matérias e entrevistas que ajudam a refletir sobre as mais diferentes questões. A nova configuração da comunicação, com o advento das redes sociais, a banalização da violência, a grande intolerância que marca os dias atuais, os problemas da mobilidade urbana, as dificuldades enfrentadas por uma parcela da população que não tem o básico, como água tratada e sistema de coleta de esgoto, foram alguns dos assuntos que ganharam destaque na revista. Entre os entrevistados, personalidades que fizeram – ou fazem – a diferença em sua área de atuação, como o poeta Ferreira Gullar, a escritora portuguesa Lídia Jorge, o filósofo e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, a psicanalista, jornalista e ensaísta Maria Rita Kehl e o pesquisador da área de comunicação e cultura Muniz Sodré.

Os artigos, assinados por professores da Universidade, que tem um corpo docente altamente qualificado, também ajudam a compreender os fatos que marcam a atualidade, como as mudanças climáticas pelas quais vem passando o planeta, as mazelas da educação básica no país, as mudanças no mundo do trabalho e a luta pela democratização de países árabes do Oriente Médio e do Magreb africano, entre tantos outros temas.

 

Os fatos que marcam o mundo contemporâneo são tratados com profundidade nas matérias de capa da Revista PUC Minas

A primeira edição já refletia sobre os novos tempos da comunicação na era de redes sociais
Compartilhe
Fale Conosco
+Mais